FAQ

O que é o Prêmio Mais Movimento?
O Prêmio Mais Movimento é uma iniciativa que visa descobrir, dar visibilidade e reconhecer práticas inovadoras e com impacto no campo do esporte e da atividade física no Brasil. O Prêmio também tem o objetivo de inspirar e mostrar que todos podem inovar e inserir atividades físicas e colocar o corpo em movimento no dia a dia, em qualquer fase da vida. 

O que é considerado atividade física?
No Prêmio, a atividade física é entendida como qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético. Vai desde caminhar para ir ao trabalho, usar os próprios braços para carregar as compras, pedalar como atividade de lazer, fazer ginástica ou praticar esporte. Os exercícios físicos praticados na academia, jogar bola com os amigos, dançar, utilizar transporte ativo (bicicleta, patins etc.) e preferir as escadas ao invés do elevador, entre outros, são todos exemplos de atividade física. 

Por que vocês escolheram o termo “iniciativa”?
Porque nosso foco primário não é premiar pessoas famosas ou que querem ser mais reconhecidas. Queremos identificar, avaliar e disseminar iniciativas que nasceram do intuito genuíno de promover desenvolvimento humano por meio da atividade física em geral. Não queremos premiar grandes estratégias, já validadas e disseminadas. Queremos premiar boas ideias empreendidas por quem quis, em primeiro lugar, potencializar o desenvolvimento humano de quem estava a sua volta.

Quais são as datas importantes que devemos observar?
As inscrições serão abertas no dia 29 de abril de 2016 (sexta-feira), após a cerimônia de lançamento do Prêmio Mais Movimento, e encerram-se às 18h00 (horário Brasília) do dia 29 de maio (domingo). No dia 20 de junho, serão divulgadas as iniciativas semifinalistas. Dentre as finalistas, existe a possibilidade de realizarmos uma visita de avaliação. Neste caso, os participantes serão notificados até 2 de agosto. Qualquer custo gerado por nossa avaliação nessa fase será financiado pelo Prêmio. Entre setembro e outubro, nosso júri realizará a eleição das iniciativas premiadas. Todos os jurados terão acesso aos formulários de inscrição e a um relatório dos finalistas para decidir as vencedoras. O resultado final será divulgado na cerimônia de premiação, em data e local a serem definidos e divulgados neste site. 

O que os premiados recebem?
Além da chancela do Prêmio, criaremos oportunidades para que as iniciativas premiadas ganhem visibilidade e projeção nacional, para quem sejam conhecidas para além dos meios em que já circulam. Também todos os vencedores receberão um kit de divulgação com um press release, book de fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa. Os premiados não receberão recursos financeiros. 

QUEM PODE SE INSCREVER

Eu tenho uma boa ideia, mas ainda não a coloquei em prática. Posso me inscrever?
Infelizmente, não. Estamos buscando apenas iniciativas que já tenham sido implementadas. Isso nos permite avaliar se elas funcionam, algo que não é possível apenas com uma ideia. As iniciativas, portanto, precisam ter pelo menos 6 meses de atividade desde a data de início de implementação até o fim do período de inscrições. Clique aqui e confira o regulamento.

Minha organização já realiza um projeto que se enquadra na proposta do Prêmio. Ela é conhecida, apresenta financiamento recorrente e é o carro-chefe de nossa organização. Quais são minhas chances?
Esse Prêmio quer ajudar boas iniciativas a alcançarem mais impacto e escala por meio da visibilidade e chancela. E claro, quem sabe, colaborar para que ela chegue aonde vocês já chegaram. Procuramos iniciativas inovadoras e pouco disseminadas. Aquelas que precisam daquele empurrão inicial. 

Afinal, quem será premiado?
O Prêmio vai para a iniciativa. Não premiaremos pessoas, organizações, empresas ou governo. Pessoas que, dentro ou fora de organizações de qualquer setor, foram as principais responsáveis por implementar a iniciativa serão os representantes dela na cerimônia. Somos uma rede/parceria/grupo de pessoas de diversas organizações e criamos essa iniciativa juntos. 

Como fazemos para nos inscrever?
Iniciativas como a de vocês contemplam, na realidade, uma característica muito importante que procuramos nas iniciativas e que consta na nossa lista de critérios. Não queremos fomentar a competitividade. Queremos fomentar a colaboração, o espírito de equipe, o compartilhamento. Inscrevam-se de forma mais simplificada, focalizando a inovação. Se chegarem à segunda fase terão mais oportunidade de falar sobre a construção da iniciativa. Não estou em uma grande cidade. Posso participar? Sim. O Prêmio é para qualquer iniciativa que ocorra em território nacional, seja em grandes centros urbanos ou no interior, desde que a iniciativa seja brasileira, ou seja, criada e implementada no Brasil. 

Eu copiei um projeto de um outro país, posso me inscrever?
Às vezes uma iniciativa é fortemente inspirada por outras, mas não necessariamente é a mesma coisa, porque o contexto é outro. Se você tiver realmente copiado exatamente outra iniciativa, você não é elegível. Se você se inspirou em outra iniciativa, mande-nos uma referência dessa iniciativa e a compararemos à sua na avaliação da fase preliminar. 

COMO SE INSCREVER?

O formulário da primeira fase é muito simples, como fazemos para mandar mais informações nas inscrições?
Devido ao alto grau de informação que um processo de Premiação gera, informamos que é papel da iniciativa candidata ser capaz de mostrar sua inovação e seu diferencial de modo claro e conciso. Conte-nos o grande destaque da sua iniciativa. Todas as inscrições serão lidas e avaliadas por uma equipe experiente em identificar inovações sociais. 

Como posso verificar se a inscrição da iniciativa foi submetida com sucesso?
Preencha todos os campos do formulário e clique em enviar. Além da confirmação do recebimento da inscrição na tela seguinte, você receberá um e-mail informando que sua inscrição foi recebida. 

Como saber se nossa iniciativa foi para a segunda fase?
Os selecionados serão informados por e-mail ou por um telefonema da Organização do Prêmio. Avaliação e premiação das iniciativas 

Como as inscrições serão julgadas?
Temos três critérios de avaliação que serão utilizados para avaliar aspectos essenciais das iniciativas (todas precisam apresentar tais características para serem potenciais finalistas). Ver critérios aqui. Como é o processo de avaliação na primeira fase? Avaliaremos sua iniciativa de acordo com as respostas submetidas em um formulário simplificado, com duas perguntas. As iniciativas que mais se enquadrarem dentro dos critérios estabelecidos no regulamento do Prêmio serão convidadas a participarem da segunda fase. 

Qual é o processo de avaliação na segunda fase?
As iniciativas aprovadas para a segunda fase deverão demonstrar de modo mais aprofundado, por meio de documentos, fotos, sites da internet e um formulário mais completo, como elas desenvolvem suas atividades e como isso tem beneficiado a comunidade envolvida pela iniciativa. Por que vocês farão visitas? Algumas iniciativas são capazes de demonstrar sua forma de trabalhar, seu impacto, seu porte e o quanto são de fato concretas à distância. Outras, entretanto, podem demandar uma visita para que esses aspectos sejam avaliados. 

Quantos premiados haverá?
Teremos três iniciativas vencedoras, além de uma reportagem na categoria especial para jornalistas. 

Todos os representantes poderão comparecer à cerimônia?
Sim, mas somente dois por organização serão custeados pelo Prêmio.